3 Técnicas para parar um Ataque de Pânico (Truques Incríveis)

Os sintomas de um ataque de ansiedade são assustadores. Aprenda três técnicas poderosas para eliminá-los completamente!

Um ataque de panico suscita uma porção de sintomas nada agradáveis. Nestes momentos, quem sofre com a crise costumam ficar paralisado e se sentir impotente. Para remediar a frustração de não saber o que fazer, vamos sugerir três técnicas poderosas para lidar com um ataque de pânico.

Obviamente, parar um ataque de pânico não é tão simples. Mas você deve começar acreditando ser possível. Antes de ir para as técnicas, você deve incluir um pequeno protocolo no seu tratamento. Sempre que sentir um sintoma do ataque de pânico, repita esta frase para si mesmo:

O ataque de pânico é inofensivo. Eu não preciso temê-lo. Ele vai embora.

Este pensamento vai auxiliar a sua mente a lidar com os sintomas dos ataques de pânico, acalmando-te assim que os sintomas começarem a surgir. Com o tempo, você vai aprender a dominá-lo e até eliminá-lo da sua vida. Lembre-se que um ataque de pânico é apenas um conjunto de sensações. Nada mais!

Agora vamos às três técnicas prometidas. Elas exigem prática para aumentar a sua efetividade. Nem sempre, uma técnica vai funcionar de primeira, ainda que você consiga vislumbrar resultados imediatos. A prática leva ao domínio de qualquer técnica para se lidar com a mente.

1. Técnica do saco de papel

saco de papel

Eis uma técnica bastante antiga e eficiente para parar ataques de pânico. Ela funciona porque combate a hiperventilação, que nada mais é do que o déficit de dióxido de carbono no sangue causado por uma respiração desregulada. A hiperventilação é responsável por quase todos os sintomas de ataques de pânico. Combatendo ela, você combate os sintomas facilmente.

Para executar esta técnica, você precisa apenas de um saco de papel, como o próprio nome sugere. Confira o passo a passo:

  1. Cubra o seu nariz e a sua boca com o saco de papel;
  2. Respire dentro do saco, controlando a inspiração e a expiração do ar (elas devem ser lentas e profundas);
  3. Mantenha esta respiração até que o ataque pare.

Isso funciona porque você respira mais dióxido de carbono, tornando-o mais presente na corrente sanguínea e eliminando os sintomas do déficit de dióxido de carbono no sangue. O possível efeito colateral desta técnica é que você pode se sentir levemente tonto.

2. Técnica de Respiração

Respiração

Uma outra técnica antiga e famosa para lidar com ataques de pânico e até mesmo crises de ansiedade é esta técnica de respiração. Ela consiste em respirar profundamente, dando intervalos entre a inspiração e a expiração. Isso vai reduzir o seu batimento cardíaco (palpitações), gerando uma sensação de calma e relaxamento.

Siga o seguinte protocolo:

Inspiração do arduração de 3 segundos
Pausaduração de 1 segundo
Expiração do arduração de 3 segundos

Você verá como esta técnica é poderosa. Se preferir, veja uma imagem animada ensinando a cadência do procedimento:

gif respirar ansiedade

Veja também este vídeo sobre a técnica:

3. Truque Pessoal

PNL

A terceira técnica é um método que eu desenvolvi. Ela funcionou muito bem para mim, o que me leva a acreditar que funcione para outras pessoas. Ela nada mais é do que a técnica número dois combinada com truques da PNL (Programação Neurolinguística).

Confira o passo a passo de como realizá-la:

  1. Inspire o ar lentamente dizendo mentalmente a palavra “paz“.
  2. Ao inchar completamente o pulmão de ar, prenda a respiração por cerca de 3 segundos e diga mentalmente “relaxamento“.

Você pode sentir dificuldade de se concentrar, no começo. Mas verá que logo amenizará os sintomas e dominará esta técnica com sagacidade.

Qual técnica você gostou mais? Você tem alguma técnica para lidar com ataques de pânico? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *