Remédios que NÃO Precisam de Receita para Ansiedade

Conheça chás, plantas, extratos, óleos essenciais e suplementos naturais para acabar de vez com a ansiedade sem precisar de remédios!

A natureza é utilizada a milênios parar curar diversos males. Os tratamentos das medicinas tradicionais se valem de procedimentos e recursos naturais capazes de combater sintomas e remediar diversos males, tanto físicos quanto psicológicos. Tais métodos podem ser utilizados para um tratamento contra a ansiedade e o estresse, dispensando o uso de medicamentos de farmácia.

Listamos, abaixo, algumas recomendações de remédios naturais para um tratamento caseiro da ansiedade. Todavia, alertamos, por fins legais, que você sempre deve procurar a ajuda de um profissional certificado, como um psicólogo ou um psiquiatra.

Valeriana

Valeriana

A planta cientificamente chamada de valeriana officinalis é um poderoso calmante natural comumente utilizado para o tratamento de distúrbios do sistema nervoso. Ela funciona semelhante a um sedativa, causando um relaxamento completo do corpo da mente. Ela pode ser utilizada no combate a ansiedade, mas também no combate a insônia, da angústia, da tristeza e do nervosismo.

Antes de explicar como utilizá-la, devemos alertar que você deve consultar o seu médico sobre o uso de valeriana caso tome algum medicamento prescrito (seja qual for).

Passo a passo

  1. Ferva água;
  2. Adicione um chá de seu gosto na água quente;
  3. Adicione a valeriana (preferencialmente na sua forma de raiz).
  4. Tome-o após esfriar um pouco.

Se você costuma tomar banho de banheira, uma opção é adicionar as raízes de valeriana à água quente do seu banho.

Aconitum

Aconitum

Eis uma planta com belas flores que pode ser encontrada em formato de comprimidos. O seu extrato pode lidar com os sintomas mais assustadores da ansiedade, além de combater a insônia o cansaço físico. Os seus efeitos ocorrem rapidamente, logo após ser ingerida.

Ainda que você pode tomar tais comprimidos todos os dias, o ideal é tomá-los somente quando sentir crises de ansiedade. Isso porque ele pode causar dependência psicológica (ainda que isso não seja o fim do mundo, dado que é uma substância natural e muito inofensiva).

Alertamos, novamente, para que você consulte o seu médico antes de iniciar o uso de aconitum. Para encontrá-lo, você deve consultar um homeopata ou naturopata, que vai manipular doses de acordo como seu peso corporal.

Florais de Bach

Florais de Bach

Você conhece o Dr. Edward Bach? Ele foi um médico da Inglaterra que desenvolveu um tipo de medicina alternativa. A sua fama popularizou a chamada essência floral de Bach, um dos medicamentos naturais mais famosos da homeopatia. A base da homeopatia é que, ao misturar pequenos extratos de plantas com água e álcool, é possível efeitos terapêuticos incríveis que lidam com os sintomas e remediam o problema.

Para iniciar o uso de florais de Bach, você deve consultar um homeopata ou naturalista e ele receitará um extrato de acordo com o seu peso corporal.

Erva-cidreira

Erva cidreira

Eis o clássico remédio calmante da vovó. É utilizado desde de a idade média para o tratamento de diversas condições, como insônia, estresse e ansiedade. Você deve consumi-la na forma de infusão (chá). Só deve tomar cuidado para o fato de que a sua ingestão excessiva pode causar ainda mais ansiedade.

Confira nas palavras do Dr. Juliano Pimentel os benefícios desta poderosa erva:

Raiz de Alcaçuz

Raiz de Alcaçuz

A raiz de alcaçuz tem diversos benefícios medicinais: normaliza os níveis de açúcar no sangue, regula o funcionamento das glândulas supra-renais (quando sobrecarregadas), estimula o fluido craniano (acalmando a mente), entre outros.

Isso se dá por suas substâncias naturais: flavonoides, cumarinas, stilbenoides, triterpenoides. Por mais que sejam nomes estranhos, nada mais são que substâncias com agentes anti-inflamatórios, antibióticos, antioxidantes e esteroides.

O seu uso pode ser feito em forma de infusão (chá), extrato, pó ou mesmo suplementos e comprimidos. A contraindicação é no caso de grávidas e lactantes.

Chá Verde

Chá Verde

O chá verde é muito popular. Geralmente é vendido como uma bebida que auxilia no emagrecimento e na desintoxicação do organismo. O que poucos sabem é que ele também é um excelente remédio natural para a ansiedade. Pode parecer contrassenso pensar que ele pode acalmar a ansiedade, dado que é conhecido como um estimulante (pelo o seu teor de cafeína). Todavia, ele acalma os batimentos cardíacos acelerados causados pela ansiedade, acalmando boa parte dos sintomas da ansiedade e deixando o indivíduo mais concentrado.

Você pode consumi-lo em forma de chá, como também pode tomar o seu extrato em cápsulas obtendo o mesmo efeito.

Lavanda

Lavanda

A lavanda pode ser utilizada em diversos formatos. O recomendado para a ansiedade é no formato de óleo essencial. Um estudo mostrou, por exemplo, que pacientes de um consultório odontológico estavam menos ansioso na sala de espera se esta fosse perfumada com óleo essencial de lavanda.

Você pode colocar o óleo essencial de lavanda em um difusor de aromas. Caso não tenha um, pingue algumas gotinhas do óleo atrás da sua orelha ou então nos locais que você frequenta mais (casa e trabalho).

Ômega-3

Ômega 3

Eis um ácido graxo presente em peixes, alguns grãos e leguminosas. Já notou que os japoneses são menos ansiosos que os orientais? Parte que explica isso é a dieta baseada peixes, que são ricos em ômega-3.

Um estudo mostrou que estudantes que consumiam ômega-3 em extrato (suplementação) era menos ansiosos no período que antecedia as provas.

Você pode consumir salmão ou, se tiver um orçamento mais apertado, sardinhas. Como também pode comprar o óleo de peixe em cápsulas em uma loja de suplementação, tomando-o diariamente antes das refeições (ou como manda as recomendações do rótulo ou do seu nutricionista).

Chá de Camomila

Chá de Camomila

A ansiedade pode ser causada por agitações no dia a dia. O chá de camomila é um calmante natural. Derivado da planta matricaria recutita, ele se liga aos mesmos receptores que medicamentos farmacêuticos vendidos para ansiedade. Caso não goste de tomar chá, você pode consumi-la através de sua suplementação.

Um estudo feito na Filadélfia, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tiveram os seus sintomas amenizados com a suplementação de camomila.

Confira um vídeo do Dr. Dayan Siebra sobre os benefícios do chá de camomila para a sua saúde:

Qual remédio natural você usa e recomenda para o tratamento da ansiedade? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *