Sensação de Falta de Ar em Crises de Ansiedade: o que fazer?

Um dos sintomas mais assustadores da ansiedade é a falta de ar ou sensação de estar sendo asfixiado. Estes sintomas também são chamados de dispneia. A sensação é a de que o pulmão não consegue suportar todo o oxigênio que o seu organismo necessita, ou então que você perdeu o controle da sua respiração, ou até mesmo que o seu nariz está entupido, não entrando ar. Estas sensações pode afetar o ansioso que passa por uma crise ou até mesmo podem surgir o dia todo para quem sofre de ansiedade crônica (neste segundo caso, pode surgir uma angústia causando um ataque de pânico).

Tais sensações são ilusórias. Você não vai morrer asfixiado. O que ocorre é que, em uma ansiedade intensa ou em um ataque de pânico, o organismo libera adrenalina, acelerando os batimentos cardíacos, criando a sensação falsa de que vamos desmaiar por falta de ar.

Respiração

Ao respirarmos, o nosso sangue recebe oxigênio e libera dióxido de carbono (o contrário da fotossíntese, das plantas). Numa crise de ansiedade, passamos pela chamada hiperventilação, onde o nível de dióxido de carbono no sangue entra em déficit. Ao entrar em déficit, os vasos sanguíneos cerebrais se contraem, causando os sintomas típicos da ansiedade: tontura, dormência, dor de cabeça, falta de ar, etc.

Para contornar isso, você pode fazer técnicas de respiração que vão equilibrar o dióxido de carbono em seu sangue. Tais técnicas não exigem nenhum material e são muito simples de se fazer. Você apenas precisa controlar a sua respiração, como podemos ver na imagem animada a seguir:

gif respirar ansiedade

Esta técnica é adequada para se combater a hiperventilação. Você sabe quais são os sintomas dela? Confira!

Sintomas da Hiperventilação

Hiperventilação

Os seguintes sintomas podem surgir com uma respiração inadequada:

  • Sensação de que você vai desmaiar;
  • Tonturas;
  • Formigamento pelo o corpo;
  • Dormência pelo o corpo;
  • Vertigens;
  • Dores no peito;
  • Taquicardia;
  • Sensação de ter um nó na garganta;
  • Dificuldade em engolir;
  • Entre outros.

O que Fazer?

A ansiedade tem total ligação com a respiração. Um dos primeiros sintomas mais comuns de um ataque de pânico é a falta de ar. Todavia, tente sempre manter a calma. Lembre-se que o seu corpo nunca vai te auto-asfixiar. São apenas ilusões da sua mente. Ao pensar assim, você vai se acalmar.

A primeira coisa a se fazer, ao notar a sensação de falta de ar, é se lembrar de que se trata de uma ilusão do seu sistema nervoso. Lembrar-se que estes sintomas são inofensivos e que você vai ficar bem. A melhor forma de lidar com uma crise de ansiedade é se distrair, desfocar dos sintomas. Por isso, sugerimos que você escute uma música relaxante, de uma volta, contemple a natureza, faça sessões de meditação, converse com alguém que você gosta, enfim, faça qualquer coisa que te distraia.

Outra coisa que você pode fazer é utilizar uma dessas três técnicas. A melhor delas é a primeira, onde você só precisa de um saco de papel.

Você também pode conferir o vídeo abaixo para mais informações:

Como é a sua sensação de falta de ar? O que você faz para remediá-la? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *