Quais são as Diferenças de Ansiedade e Angústia?

Ainda que pareçam sinônimos, elas não são! Veja o que difere um ansioso de um angustiado!

Se você sofre de algum transtorno de ansiedade, pode buscar por respostas para as suas perguntas para acalmar a alma. É por isso que decidimos por responder todas as dúvidas que cercam os nossos leitores. Hoje, vamos diferenciar dois estados que parecem serem sinônimos, embora não o são: ansiedade e angústia. Você sabe diferenciar quando você esta ansioso ou quando esta angustiado?

angustia

Vamos, primeiramente, definir os conceitos:

  • Ansiedade: eis um incômodo causado por uma antecipação involuntária de um problema acompanhado de diversos sintomas desagradáveis. A ansiedade é, inicialmente, um mecanismo de proteção da espécie, dado que cria uma alerta a um perigo iminente movendo as pessoas para tomarem precauções contra tao perigo.
  • Angústia: eis um estado de dor psicológica causada por uma impressão desconhecida.

Confuso ainda? Vamos a alguns exemplos.

Imagine que você esta andando em uma estrada escura, a noite, e nota que um carro esta acelerando em sua direção. A sua melhor reação é sair da estrada para evitar um acidente. Ao fazer isso, você nada mais do que ativou o seu mecanismo inconsciente de fuga – que é o que os mamíferos fazem quando se deparam com uma situação perigosa. Este é um exemplo da ansiedade agindo.

Agora, imagine que você está enlutado por ter perdido um amigo e sente uma profunda tristeza. Um sentimento que mistura amargura e até mesmo culpa, acompanhado de uma exaustão física e psicológica. Eis um exemplo da angústia agindo.

A grosso modo, a ansiedade opera através da antecipação de perigos iminentes, ao tempo que a angústia opera através de impressões sobre acontecimentos que já se desenrolaram. Note que um projeta um futuro catastrófico e o outro lamenta um passado catastrófico.

ansiedade

Muitas pessoas relatam momentos de angústia onde elas não conseguem identificar o motivo que as levou a tal estado. Isso pode ocorrer por um mecanismo da própria mente para a proteção psíquica do indivíduo.

Ainda que sejam estados diferentes, a angústia e a ansiedade podem coexistir como sensações em um transtorno de ansiedade mais severo (que combina depressão, medo, baixa auto-estima e outras sensações negativas). Neste caso, você deve buscar por ajuda psicológica e psiquiátrica.

Confira um vídeo com uma técnica fácil e rápida para você aliviar os sintomas da angústia:

Confira mais vídeos como este no canal da Dr. Roberta Rocco.

Ficou alguma dúvida sobre a diferenciação dos dois estados? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *