Colorterapia ou Cromoterapia: Tratar Ansiedade com Cores

Você sabia que as cores podem tornar o seu dia melhor? Descubra aqui como!

“A vida é da cor que você pinta”

As cores têm forte associação com as emoções. Existe até mesmo uma ciência que estuda a relação das cores com a nossa mente – a chama psicodinâmica das cores. Quando alguém está deprimido, é comum se dizer que se vê tudo cinza. No marketing, as cores são utilizadas para suscitar reações nos consumidores – um exemplo popular é o vermelho de uma grande franquia de fast food, que é ligado ao estímulo da fome. A associação de cores e emoções ocorre a nível subconsciente, sendo quase que uma reação instintiva da percepção.

cromoterapia

Assim como as cores influenciam as emoções, as emoções também influenciam a percepção das cores. Um estudo científico demonstrou que pessoas deprimidas e angustiadas viam as cores de forma diferente das pessoas mentalmente estáveis. O contraste entre elas, por exemplo, diminua na medida que a intensidade da depressão aumentava.

As cores também manifestam significados universais. Um exemplo claro é o branco, que significa paz e pureza independente da região do mundo em que você mora. Outra cor com significado universal bem visível é o vermelho, que representa o amor. Todavia, para além de um significado universal, o contexto em que o sujeito esta inserido também influencia o significado atribuído a cor. Algumas pessoas, por exemplo, associam a cor verde a amargura.

Terapia das Cores

Já existe uma terapia baseada no uso das cores para a mudança de estados mentais e o tratamento de diversas condições como a ansiedade. É a chamada colorterapia ou cromoterapia. Muitos profissionais já têm aplicado o uso clínico das cores em seus consultórios.

A ansiedade é uma condição que afeta diretamente o humor de quem sofre com ela. É possível utilizar o potencial das cores para melhorar o humor e modificar estados mentais. Confira abaixo um passo a passo de como fazer isso.

Passo a Passo

Antes de mais nada, você deve identificar quais cores te fazem sentir bem. São aquelas cores que te causam uma sensação de tranquilidade e levantam o seu humor. Há cinco cores bastante utilizadas. São elas:

BrancoGera uma sensação de paz e tranquilidade.
VerdeGera esperança e positividade.
AzulGera (auto)confiança.
AmareloEnergiza.
Azul claroRelaxa.

E como utilizá-las? Há algumas formas:

  • Vestuário: se você utiliza muitas roupas escuras, saiba que isso pode estar influenciando negativamente o seu humor. Roupas escuras podem ser críticas para pessoas que apresentam quadros de ansiedade crônica. Opte por cores claras e alegres;
  • Decoração: o local que você fica influencia completamente o seu humor. Um escritório escuro e fechado, por exemplo, pode influenciar negativamente o seu humor. Utilize uma decoração com as cores da tabela acima para criar um ambiente terapêutico e agradável;
  • Passeios: andar em um parque pode fazer com que você entre em contato com muitas das cores acima, como o azul claro do céu, o verde da natureza, o amarelo de flores, etc.

Veja um vídeo com mais informações sobre a cromoterapia:

Como você utiliza as cores para melhorar os sintomas da sua ansiedade? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *