Qual Diferença entre um Ataque de Pânico e Ataque Cardíaco?

Ambos são muito confundíveis por conta de alguns sintomas parecidos, principalmente por quem experimenta um ataque de pânico pela primeira vez. Você sabe diferenciá-los?

Um ataque de pânico pode ser desesperador. Porém, os sintomas são muito mais inofensivos do que quem o sofre imagina. Mas muitas vezes os sintomas podem ser confundidos com outro problema mais grave. Você saberia diferenciar um ataque de pânico de um ataque cardíaco? Este artigo vai ajudá-lo a fazê-lo.

É muito comum que pessoas que nunca sofreram um ataque de pânico cogitarem estarem sofrendo um ataque cardíaco. Tal cogitação pode acabar potencializando os sintomas do quadro de pânico e agravando o ataque.

Hiperventilação

Eis as frases comuns entre pessoas que experimentam um ataque de pânico:

  • “Meu coração esta disparando, estou morrendo?”
  • “Sinto um aperto no peito, estou tendo um ataque cardíaco?”
  • “Meu peido esta doendo, tenho alguma doença do coração?”
  • “Sinto-me sufocado, com falta de ar, estou tendo um ataque cardíaco?”
  • “Meu coração vai resistir a isso?”

Por conta do medo, muitas das pessoas que sofrem com estes ataques acabam buscando imediatamente a emergência médica. Isso é extremamente correto, dado que somente um especialista pode diagnosticar a verdadeira fonte dos sintomas. Eis o que recomendamos para todos os nossos leitores.

Entre os ansiosos, é muito comum uma fobia nomeada como cardiofobia, que nada mais é do que o medo excessivo de sofrer com doenças do coração.

Qual a diferença entre um ataque cardíaco e um ataque de pânico? Os sintomas podem ser bastante parecidos, o que gera uma grande confusão. Eis algumas das principais diferenças:

Tempo

Um ataque cardíaco dura, no máximo, 10 minutos. Após isso, o sujeito provavelmente já foi a óbito. Já um ataque de pânico pode durar cerca de uma hora e ocorrer repetidas vezes em um mesmo dia.

Formigamento

Um ataque cardíaco costuma adormecer os membros do corpo, um a um, até o colapso total do organismo. Já um ataque de pânico surge com uma sensação de formigamento que ocorre em todas as extremidades do corpo.

Dor

Um ataque cardíaco surge com uma dor intensa, geralmente no peito e nos braços. Já um ataque de pânico pode causar dor em todo o corpo, como cabeça, peito, braços e pés.

Por fim, recomendamos que você não fique obcecado com tal assunto após ser diagnosticado com algum tipo de ansiedade crônica. Isso porque a preocupação só vai agravar a sua ansiedade, podendo gerar e tal da cardiofobia supracitada.

Eis alguns dos sintomas comuns em um ataque cardíaco:

  • Dores no peito que duram alguns minutos;
  • Sensação do braço estar pesado (principalmente o braço esquerdo);
  • Sensação de formigamento (comum ao ataque de pânico);
  • Falta de ar (o que é diferente do ataque de pânico, que manifesta apenas uma sensação de falta de ar, não existindo a mesma propriamente dita);
  • Sudorese (suar frio);
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Ansiedade (é interessante pontuar que alguém que sofre com um ataque do coração pode se sentir ansioso).

No vídeo abaixo, do canal Saúde Curiosa, você pode conferir mais sobre os principais sintomas de um ataque cardíaco, o que pode salvar a sua vida caso o seja:

Você tem alguma dúvida a respeito das diferenciações do ataque de pânico e do ataque cardíaco? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *